quarta-feira, 29 de junho de 2011

Paróquia São José celebra a solenidade de Corpus Christi com missa e procissão

A Paróquia São José celebrou na última quinta-feira, 23, a Solenidade de Corpus Christi, a festa do Corpo e Sangue de Cristo.

A festividade é a Celebração da Eucaristia e surgiu na Idade Média. Ela é celebrada sempre às quintas-feiras -  em alusão à quinta-feira da semana santa, quando foi instituído o sacramento da eucaristia -  após as solenidades dominicais da Ascensão do Senhor, Pentecostes e Santíssima Trindade, sendo uma das datas mais importantes para nós católicos.

A celebração eucarística foi presidida pelo Vigário Paroquial Pe. Reinaldo Bento, às 16 horas, na Igreja Matriz, com a participação do Pároco Pe. Paulo Mercieca. Em seguida, foi realizada procissão pelas ruas que circundam a praça D. José Gaspar D`Fonseca, do centro da cidade, retornando até a Igreja Matriz, onde o Padre Reinaldo abençoou os fiéis com o santíssimo sacramento. 

domingo, 26 de junho de 2011

Eucaristia é o coração que dá vida à Igreja, afirma Bento XVI


Vaticano, 26 Jun. 11 / 02:28 pm (ACI/EWTN Noticias)


Ao presidir hoje a reza do Ângelus dominical perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro no Vaticano, o Papa Bento XVI assinalou que "a Eucaristia é como coração pulsante que dá vida a todo o corpo místico da Igreja". 
Em sua reflexão no dia em que na Itália e em muitos outros países se celebra a Solenidade do Corpus Christi, a festa da Eucaristia, o Papa recordou que este sacramento foi instituído por Cristo mesmo na Última Ceia "e que constitui o tesouro mais precioso da Igreja".
"A Eucaristia é como o coração pulsante que dá vida a todo o corpo místico da Igreja: um organismo social completamente baseado sobre o laço espiritual, mas concreto, com Cristo", explicou o Pontífice.Sem a Eucaristia, prosseguiu, "Sem a Eucaristia, a Igreja simplesmente não existiria. É a Eucaristia, de fato, que faz de uma comunidade humana um mistério de comunhão, capaz de levar Deus ao mundo e o mundo a Deus".
"O Espírito Santo, que transforma o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo, transforma também quantos o recebem com fé em membros do corpo de Cristo, tanto que a Igreja é realmente sacramento de unidade dos homens com Deus e deles entre si".
O Papa também afirmou que "em uma cultura sempre mais individualista, como aquela em que estamos inseridos nas sociedades ocidentais, e que tende a difundir-se em todo o mundo, a Eucaristia constitui-se como uma espécie de "antídoto", que age nas mentes e nos corações dos fiéis e continuamente semeia nesses a lógica da comunhão, do serviço, da partilha, em suma, a lógica do Evangelho".
Depois de recordar a experiência de comunhão dos Apóstolos ao redor da Eucaristia, o Papa recordou que "a Igreja, apesar dos limites e erros humanos, continuou a ser no mundo uma força de comunhão. Pensemos especialmente nos períodos mais difíceis, de prova: o que significou, por exemplo, para os Países submetidos a regimes totalitários, a possibilidade de reencontrar-se na Missa Dominical!"
"Como diziam os antigos mártires de Abitene: "Sine Dominico non possumus" – sem o "Dominicum", isto é, sem a Eucaristia dominical não podemos viver. Mas o vazio produzido pela falsa liberdade pode ser muito perigoso, e então a comunhão com o Corpo de Cristo é remédio para a inteligência e a vontade, para reencontrar o gosto pela verdade e pelo bem comum".
Bento XVI concluiu sua reflexão invocando a Virgem Maria, quem o Beato João Paulo II definiu como "Mulher eucarística". 
“Na sua escola, também a nossa vida torne-se plenamente "eucarística", aberta a Deus e aos outros, capaz de transformar o mal em bem com a força do amor, esforçada em favorecer a unidade, a comunhão, a fraternidade", exortou.
Depois de saudar os fiéis em várias línguas o Papa outorgou a todos a sua bênção apostólica.

terça-feira, 21 de junho de 2011

O que é um amor de verdade?

Não existe nada mais importante que a família. Quando Deus quis que a humanidade existisse, Ele fez um projeto: " Eu quero que o homem e a mulher exista". Deus os fez com suas diferenças, mas com a mesma natureza, com a mesma beleza e disse: "Crescei e multiplicai". 
Deus diz para o casal: Vocês serão uma só carne. Quem não entender isso não entendeu o desígnio de Deus no casamento. Que não exista mentira, infidelidade no casamento. Se for assim não podemos chamar de casamento. Casamento é unidade, é transparência, mas tudo isso começa no namoro. 
Chegamos a uma conclusão, o casamento é sagrado. Foi Deus quem fez o casamento. Essas realidades são sagradas.
Começamos a construir uma casa pelo alicerce, primeiro se lançam as bases, aí está o namoro. Muito telhado desaba porque as colunas e os alicerces não foram solidificadas.
Deus usou como modelo para criar o homem e a mulher, Ele mesmo. Somos belos e importantes. Olhe para a Cruz de Cristo que você vai ver o valor que você tem.
Ou entendemos o que é o amor de Deus ou não seremos felizes. O amor de Deus nos conduz a doação a fazer o outro feliz. Hoje há uma inversão de valores, as pessoas estão chamando o egoísmo de amor.
O que fazemos com a laranja? cortamos, retiramos tudo o que ela tem, destruímos a laranja para nos satisfazer. Vocês estão vendo como a concepção da palavra amor está invertida?Está destruída? Usamos de forma egoísta as pessoas.
Temos que aprender o que é o amor de Deus. Amar não é desfrutar do outro. Amar é estar disposto a ir a cruz por causa do outro.
O casamento não é um mar de rosas , é uma missão. Amar é fazer sacrifício pelo outro.

[Trecho da palestra de Prof Felipe Aquino - Acampamento para namorados na Canção Nova, Junho 2011, em Cachoeira Paulista]

Prof. Felipe Aquino

terça-feira, 14 de junho de 2011

Festa de Nossa Senhora de Fátima

No último dia 22 de maio, uma procissão dedicada a Nossa Senhora de Fátima, saiu às 15h00, de frente a Igreja de São João Batista (Jd. Cruzeiro)  em direção a Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bº Setubal), onde aconteceu a Missa em louvor a memória votiva pelo dia de Nossa Senhora de Fátima, comemorado no dia 13 de maio.

Foi uma tarde repleta de graças e bênçãos em nossas vidas e na vida daqueles que por lá estiveram presentes, Pe. Paulo Mercieca, ministros da eucaristia, Comunidade Santa Cecília, Comunidades da Paróquia São José,  entre outros.

Por fim, encerramos com a benção e distribuição do bolo de Nossa Senhora de Fátima, onde todos os presentes se confraternizaram.

Os casais integrantes do Círculo de Estudos do ECC – coordenado pelo casal Cláudia e Batista, foram os responsáveis pela organização deste belíssimo momento de espiritualidade, e agradecem a participação e colaboração de todos, de modo especial a GCM - Guarda Civil Municipal e ao Departamento de Trânsito.

Que a virgem de Fátima interceda sempre por nós junto a Jesus.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Matrimônio é união de amor entre homem e mulher para a vida toda, afirma o Papa

Vaticano, 08 Jun. 11 / 12:09 pm (ACI/EWTN Noticias)



Ao presidir a audiência geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI recordou sua recente viagem à Croácia no dias 4 e 5 de junho, e explicou que "o Matrimônio por aquilo que é, isto é, a união de um homem e de uma mulher que, com a graça de Cristo, amam-se e ajudam-se por toda a vida, na alegria e na dor, na saúde e na doença".
O Santo Padre recordou que a ocasião principal desta visita era " a 1ª Jornada Nacional das famílias croatas, culminada na Concelebração eucarística do domingo pela manhã, que teve a participação, na área do Hipódromo de Zagreb, de uma grande multidão de fiéis. Foi, para mim, muito importante confirmar na fé, sobretudo as famílias, que o Concílio Vaticano II chamou de "igrejas domésticas".
"Na Europa de hoje, as Nações de sólida tradição cristã tem uma especial responsabilidade em defender e promover o valor da família fundada no matrimônio, que permanece sendo decisiva tanto no campo educativo quanto no social. Essa mensagem tinha, portanto, uma particular relevância para a Croácia, que, rica pelo seu patrimônio espiritual, ético e cultural, está próximo a entrar na União Europeia".
Na Missa para as famílias, continuou o Papa, "destaquei o dom e o compromisso da comunhão na Igreja, bem como de encorajar os cônjuges na sua missão. Em nossos dias, enquanto infelizmente se constata o multiplicar-se das separações e dos divórcios, a fidelidade dos cônjuges tornou-se por si mesma um testemunho significativo do amor de Cristo, que permite viver o Matrimônio por aquilo que é, isto é, a união de um homem e de uma mulher que, com a graça de Cristo, amam-se e ajudam-se por toda a vida, na alegria e na dor, na saúde e na doença".
"A fé em Deus que é Amor transmite-se antes de tudo com o testemunho de uma fidelidade ao amor conjugal, que se traduz naturalmente em amor pelos filhos, fruto dessa união. Mas essa fidelidade não é possível sem a graça de Deus, sem o sustento da fé e do Espírito Santo".
Bento XVI se referiu logo à vigília com os jovens, na tarde do sábado, aos quais disse que "Deus lhes busca primeiro e mais do que eles mesmos buscam a Ele. É essa a alegria da fé: descobrir que Deus nos ama por primeiro! É uma descoberta que nos mantêm sempre discípulos, e, portanto, sempre jovens no espírito!".
O Papa recordou logo as Vésperas na Catedral de Zagreb com os bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas, aonde está "a monumental tumba do Beato Cardeal Alojzije Stepinac, Bispo e Mártir. Ele, em nome de Cristo, opôs-se com coragem primeiro aos abusos do nazismo e do fascismo e, depois, àqueles do regime comunista".
O Santo Padre disse que no encontro com representantes da sociedade civil e do mundo político, acadêmico, cultural e empresarial, e com o corpo diplomático e os representantes religiosos, no Teatro Nacional de Zagreb, pôde “homenagear a grande tradição cultural croata, inseparável da sua história de fé e da presença viva da Igreja, promotora ao longo dos séculos de múltiplas instituições e, sobretudo, formadora de ilustres buscadores da verdade e do bem comum”. 
"Mais uma vez, tornou-se evidente a todos nós a profunda vocação da Europa, que é aquela de custodiar e renovar um humanismo que tem raízes cristãs e que se pode definir "católico", isto é, universal e integral".
Um humanismo, explicou, "que coloca ao centro a consciência do homem, a sua abertura ao transcendente e, ao mesmo tempo, a sua realidade histórica, capaz de inspirar projetos políticos diversificados mas convergentes na construção de uma democracia substancial, fundada sobre valores éticos enraizados na própria natureza humana". 
Finalmente o Papa agradeceu a todos os que rezaram por sua viagem e pediu que "por intercessão da Virgem Maria, Rainha dos Croatas, que tudo quanto eu pude semear produza frutos abundantes para as famílias croatas, para toda a Nação e para toda a Europa".
Em sua saudação os peregrinos de língua portuguesa, o Papa disse: “sede bem-vindos! A todos saúdo com grande afeto e alegria, de modo especial a quantos vieram de Portugal e do Brasil com o desejo de encontrar o Sucessor de Pedro. Desça a minha bênção sobre vós, vossas famílias e comunidades. Ide em paz!”

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pizza do ECC

No sábado, dia 28/05, foi realizada a tradicional “Pizza do ECC”, que mais um ano foi um sucesso!

Agradecemos a todos que compareceram e colaboraram com ECC, adquirindo uma pizza.

A todos empresários e comerciantes que ajudaram nas doações e descontos de produtos, fica aqui também nosso agradecimento, em nome de todos os que serão beneficiados por este nobre ato.

E em especial, queremos agradecer àqueles que nos ajudaram a realizar a montagem da Pizza, sem vocês não seria possível. Deus os abençoe!

Um fraternal abraço de toda Equipe Dirigente 2011/2012

Confira as fotos: