segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Retiro Popular Quaresmal

Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo

Dom Alberto Taveira Corrêa
Foto: Natalino Ueda/Cancaononova.com
Graças a Deus, já há vinte anos, fazemos juntos com a Canção Nova o Retiro Popular Quaresmal, que, neste ano, recebe o nome de: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO”.
Pensando na importância de se fazer um retiro pessoal em preparação à Pascoa, pensei em desenvolver uma material bem simples e de fácil acesso, para que todos tenham a possibilidade de um momento de crescimento na fé. Com ele, vamos aprender a leitura orante da Palavra de Deus, que é um jeito de rezar com a Bíblia.

No Retiro Popular você encontrará um roteiro com orações para cada dia, que o ajudará a rezar com a Palavra de Deus, que direcionará a suas atitudes e decisões diárias.

A minha proposta para o tema deste ano é: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO". E com este tema, convido a todos a fazerem a mesma experiência dos discípulos: a seguirem Jesus, a descobrirem e a testemunharem que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.




O que proponho para cada um de vocês durante esta Quaresma é que continuem fazendo as coisas que normalmente um cristão já faz, mas com uma dedicação toda especial de, ao menos 30 minutos por dia, rezarem com o retiro popular. Fazendo esta experiência você vai ver os frutos.

No Retiro Quaresmal deste ano veremos que Jesus faz com Seus discípulos um caminho, tipo um curso intensivo, e por este caminho, leva-os até Jericó, e no meio do caminho o Senhor encontra o cego de Jericó e uma multidão e durante todo o caminho o Senhor fala três vezes da Sua Morte e Ressurreição. Dessa forma, Ele os conduz ao ponto máximo deste Evangelho: é a Sua Paixão e Morte na cruz, quando o centurião reconhece e testemunha: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO.”

Essa só é uma pincelada do caminho que iremos percorrer nesse retiro quaresmal deste ano.

Lembrando que nosso Retiro Popular Quaresmal é um manual de oração e que pode servir para o ano inteiro, e você poderá adquirir nas livrarias católicas.

Transcrição e Adaptação: Mariana L.Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário